O que mudou no mercado imobiliário pós pandemia?
Estudos da Imovelweb revelam que a pandemia impactou o comportamento dos consumidores em relação aos imóveis.
A crise mundial gerada desde 2020, mudou consideravelmente a rotina de milhares de pessoas e essas mudanças foram notadas em diversas esferas da sociedade.
Segundo pesquisa realizada pelo Imovelweb atualmente a busca por imóveis é 64% feita por mulheres, os homens representam 36%. As pesquisas apontam também que os principais motivos da procura por imóveis para viver são: Casamento; Deixar a casa dos pais; Desejo de moradia própria.
Entre os critérios que definem um imóvel como boa opção atualmente está a localização e infraestrutura do bairro.
A Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa e consultoria em negócios, também vem estudando o novo comportamento do público do mercado imobiliário, e suas pesquisas apontam que este já foi transformado e continuará adaptando os produtos às demandas que não são passageiras. Um exemplo disso e o home office ou trabalho híbrido que tornou-se um protagonista que deve ditar os próximos projetos do mercado.
O novo imóvel precisa ter um Home Office?
A área específica para trabalho foi a mais valorizada e segue sendo um item importante nas compras de imóveis no pós-pandemia. Um espaço de home office exclusivo se tornou um diferencial.
Segundo dados do estudo “A nova relação das famílias com a casa e com o imóvel de desejo”, 87% julgam indispensável ter uma área para o trabalho em casa.
Um refúgio particular dentro de casa
Também usado como local de trabalho adaptado, o quarto é um local de relaxamento – o refúgio de toda agitação doméstica. Para aqueles que moram com famílias grandes, o quarto é um local de isolamento para o trabalho ou estudo.
Privacidade para o cotidiano
Quarto, idealmente com banheiro – se possível, suítes. É isso que a Brain – idealizadora da pesquisa que destrincha um novo imóvel para um novo consumidor – nos mostra ao destacar um dos maiores desejos da pandemia, para quem mora em apartamentos banheiros.
Cozinha com mais conforto
A cozinha, como local de interação e não de preparação isolada, é uma diretriz que os empreendedores imobiliários precisam estar totalmente conscientes. Conforme a pesquisa, 79% das pessoas encontraram um hobby descobrindo novas receitas e adquirindo gosto por cozinhar, para ter um momento de relaxamento. Portanto, cozinha ou área gourmet maior ganha mais pontos que o home office.