Construção Civil tem previsões otimistas para o segundo semestre de 2022
Com bons resultados no ano, o setor da construção civil está otimista para o segundo semestre e espera fechar o ano em alta. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revelou aumento de 6,2% na comercialização de novos imóveis durante o primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual período do ano passado.
Além das vendas, os lançamentos imobiliários também aumentaram, o que significa que mais empresas estão tirando do papel os projetos engavetados no período mais crítico da pandemia da Covid-19. O crescimento global de lançamentos foi de 2,2%. Quando analisado o recorte das unidades de médio e alto padrão, a Abrainc identificou alta de 35,6%.É justamente o preço, as facilidades de crédito e de pagamento e o potencial de valorização que atraem os interessados na compra de um imóvel.
Outro indicador de aquecimento da construção civil é a empregabilidade. Mesmo com a taxa nacional de desemprego na casa dos dois dígitos (10,5%), conforme apuração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor segue criando empregos. Segundo dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho, desde junho de 2020 a construção vem registrando resultados positivos na geração de novas vagas com carteira assinada – com exceção dos meses de dezembro, que são considerados sazonais.