Horto Florestal ganhará nova alameda com espaços de lazer e convivência; veja imagens
Fonte: Alô Alô Bahia
Um projeto de requalificação ainda inédito em Salvador será apresentado na noite desta quarta-feira (21) no Almacen Pepe do Horto Florestal. A região vai passar por uma evolução urbanística através de requalificação de ruas, construção de novas praças e entrega de novos mobiliários urbanos.
Quando estiver pronto, o novo espaço público da cidade, batizado de Horto Boulevard, vai oferecer zonas verdes, com ruas arborizadas e hortas ligando trechos importantes do bairro, estimulando desta forma os deslocamentos a pé, já que a maioria das necessidades cotidianas próximas.
O objetivo é despertar o sentimento de pertencimento ao bairro tanto por moradores quanto por visitantes. A ideia, de acordo com seus idealizadores, é que o Horto Boulevard coloque a região em sintonia com os grandes centros urbanos mundiais, como o Parque de Sceaux, Paris e Westminster, em Londres, além de contribuir para a manutenção de características essenciais que fazem do Horto Florestal um dos endereços mais sofisticados e valorizados do Estado.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia – Ademi-BA e da Associação dos Moradores, Condomínios, Proprietários de Residências Unifamiliares e dos Comércios do Horto Florestal – Amo Horto.
“O Horto Boulevard é uma iniciativa singular que une 15 empresas do mercado imobiliário, o Pepe e a Prefeitura Municipal com um mesmo ideal: Transformar e requalificar a cidade, trazendo bem-estar e segurança para os atuais e para os novos moradores do bairro”, explica Marcos Melo, presidente do projeto.
Importantes ruas do Horto Florestal vão receber nova pavimentação, priorizando a boa convivência entre pedestres e carros, a criação de espaços para lazer e praças para atividades culturais. O portal do Horto Boulevard será ao lado do Almacen Pepe, na Avenida Santa Luzia, onde árvores de floração amarela, como a Chuva de Ouro, vão colorir a praça de boas-vindas para a população.
A Rua da Sapucaia terá um túnel verde para receber moradores e visitantes, que vão contar com novos mobiliários urbanos. A Rua do Cedro vai se transformar em uma rua compartilhada conectando pessoas, carros e natureza em harmonia total, repleta de ipês rosas. Já a Praça da Rua do Cedro vai oferecer espaço para a prática de atividades físicas e uma área para pets.
“Esse projeto é a materialização da consciência das empresas do mercado imobiliário quanto ao seu papel transformador do ambiente urbano. Empreendimentos imobiliários vão muito além do produto final em si, pois impactam a vida das pessoas e de todo o seu entorno”, aponta Luciano Carneiro, vice-presidente do projeto.