Adaptações do apartamento para crianças. Cuidados indispensáveis.
Para os pais, a maior satisfação e desejo é ver seus filhos crescerem saudáveis e felizes e a segurança é a maior aliada da família nesse contexto. O lar é um santuário de muitas maneiras, mas se não for cuidado, pode ser uma grande fonte de acidentes para as crianças. Assim, é preciso adaptá-lo às necessidades delas.
A importância dessas medidas pode ser avaliada com base em dados. De acordo com a Academia Brasileira de Pediatria, ocorrem cerca de 200 mil acidentes domésticos envolvendo crianças a cada ano no Brasil, como queimaduras, quedas e afogamentos. Durante as férias escolares, a taxa aumentou 25%. A seguir, veja como preparar sua casa para evitar surpresas.
1) Instale telas de proteção em todas as janelas do apartamento;
2) Móveis pesados, como estantes, devem ser fixados à parede, para evitar que caiam sobre a criança caso ela decida escalar o móvel enquanto ninguém está olhando;
3) Recolha cabos e fios, sejam elétricos ou a corda da persiana, por exemplo, pois podem gerar acidentes de sufocamento;
4) Tire todos os móveis de perto das janelas, para evitar quedas;
5) Se tiver tapetes em algum ambiente, fixe-os com fita adesiva de alta aderência para que ninguém escorregue.
6) Todas as tomadas que não estiverem em uso devem ser cobertas com um protetor, para evitar que a criança ponha os dedos e seja vítima de um choque elétrico.
7) Travas para armários e gavetas evitam um dos acidentes mais comuns, quando a criança prende os dedos nos armários. Esses utensílios podem ser encontrados em lojas de materiais para casa.
8) Protetores de quinas arredondados evitam esbarrões que podem machucar.
9) Outra medida para segurança infantil no banheiro é utilizar uma trava para a privada. Isso impede que a criança tenha contato com a água do vaso sanitário.
É possível aliar a segurança ao conforto
Remodelar uma casa para receber uma criança não significa esquecer o design. As soluções incluem o uso de materiais duráveis que aliam conforto à praticidade, mas que proporcionem estética ao ambiente.
Em termos de praticidade, é interessante que as famílias considerem a limpeza de superfícies. Problemas de alergia causados pela poeira são comuns em crianças, como rinite e bronquite. Por isso, escolha materiais fáceis de limpar, como pisos e rodapés laváveis, móveis que não tenham muitos vãos, tapetes e cortinas impermeáveis e estofados feitos com tecidos impermeáveis ou de fácil manutenção.
Também é importante ter em mente o conforto térmico e o conforto acústico. As crianças passam muito tempo sentadas no chão e, em dias frios, pisos frios podem causar desconforto. Os tapetes antiderrapantes também evitam escorregões e tropeções.