Vantagens de investir em imóveis compactos para locação
Para todo tipo de investimento, é preciso estar apoiado em boas informações, saber do que se trata, avaliar os riscos e entender como conseguir os melhores ganhos. Quando pensamos em formas de investir, uma das possibilidades é comprar um imóvel para alugar.
O trabalho remoto fez muitas pessoas se deslocarem das grandes cidades, durante a pandemia, para regiões mais tranquilas. Com a retomada da economia e as empresas voltando às atividades presenciais, o movimento contrário volta a ganhar força e as capitais atraem novos (e antigos) moradores.
Como funciona o investimento em imóveis
Diferente dos investimentos na bolsa de valores, ao investir em imóveis nós temos a garantia de que nosso dinheiro pertence àquela casa, sem grandes chances de que, da noite para o dia, ela perca todo seu valor. Chamamos isso de lastro imobiliário.
Expectativa de valorização
Existem muitos fatores que podem influenciar na valorização de um imóvel, que independem do mercado imobiliário, como o desenvolvimento do bairro em que ele está localizado, por exemplo.
Não dá pra prever a porcentagem que imóvel vai valorizar e nem em quanto tempo, mas o que percebemos com base nos últimos anos, o mercado imobiliário está cada vez mais aquecido e isso influencia diretamente na valorização dos imóveis.
Quando pensamos em formas de investir, essa é uma das formas mais pontuadas. Por isso, hoje iremos pontuar algumas vantagens de realizar a compra de um imóvel com o objetivo de alugar.
1. Studios são ótimas opções para começar
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil sofre um déficit habitacional, com a falta de 7,7 milhões de residências. Conforme a população aumenta, cresce também a procura por novos imóveis para alugar, movimentando o mercado imobiliário.
Atualmente, a grande procura está por apartamentos menores, conhecidos como studios, que costumam ser utilizados por jovens que querem morar sozinhos, profissionais que se deslocam da cidade natal a trabalho ou pessoas que querem tentar um estilo de vida mais minimalista (e prático).
2. Maior a velocidade de locação
A vacância de imóveis pequenos pode ser bem mais rápida quando comparada a imóveis grandes. Propriedades de um ou dois quartos costumam ser alugadas em menos de um mês. Já os de três quartos podem levar pouco mais de um mês para serem alugados.
Isso ocorre porque esse tipo de unidade consegue ser bastante versátil, atendendo a um público bastante variado.
3. Custos e despesas menores
Uma das grandes vantagens de investir em imóveis pequenos é que esse tipo de unidade costuma ter custos muito menores quando comparada com outras maiores. Seja uma casa ou um apartamento, o fato é que tanto o dono quanto o próprio locatário poderão gastar muito pouco para manter o local funcional e conservado.
Isso acontece porque praticamente tudo sai mais barato. Essa realidade pode ser observada desde as contas de energia e água, por exemplo, que serão menores naturalmente em função dos espaços diminutos. Passa, ainda, pelos impostos, como o IPTU, e chegando à parte da mobília, pois a decoração também será mais fácil de ser feita.
–
Uma super vantagem de investir em imóveis para alugar é fazer o seu dinheiro trabalhar para você, sem a interferência de grandes oscilações da economia, como os casos que afetam a bolsa de valores e outros tipos de investimentos em bancos e corretoras.
Diversificar os investimentos é a dica de ouro de todo especialista no assunto. Assim, você não corre o risco de perder todo patrimônio em casos de crise, por exemplo.