O futuro é feminino na construção civil: mulheres lideram contratações entre janeiro e maio de 2023
O setor da construção civil se destaca como o maior gerador de empregos no país nos primeiros meses de 2023, surpreendendo com um cenário inédito: as mulheres lideram as contratações, representando cerca de 60% das admissões, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse marco superou o índice geral de contratações femininas nos demais setores da economia.
A atuação feminina na construção civil tem demonstrado um crescimento gradual, impulsionado pelo aumento do acesso à educação e à formação técnica. As mulheres têm se capacitado e se destacado em diversas áreas, confiantemente para a melhoria da qualidade e eficiência dos projetos.
Essa presença feminina traz benefícios socioeconômicos, impulsionando o crescimento da economia e ampliando a diversidade de talentos disponíveis. Além disso, o protagonismo das mulheres na demanda por imóveis reflete sua independência financeira e capacidade de tomar decisões importantes no processo de compra.
Esse empoderamento financeiro e decisório é um reflexo da crescente participação e reconhecimento das mulheres no mercado imobiliário e na sociedade como um todo. A liderança feminina na construção civil é um marco histórico que sinaliza uma nova era de igualdade de oportunidades e conquistas no setor.