Pets nos empreendimentos: uma tendência que chegou para ficar!
Os espaços para pets estão ganhando destaque nos projetos imobiliários. Vistos como membros da família, os animais de estimação agora tem ambientes dedicados nos residenciais.
Uma pesquisa da consultoria Brain Inteligência Estratégica revela que uma das principais tendências para o mercado imobiliário nos próximos anos é a chamada “petmania”. Isso reflete a crescente importância dos animais de estimação na vida dos brasileiros. No mercado imobiliário, essa tendência é uma oportunidade e uma preocupação: compradores e locatários valorizam, cada vez mais, ambientes que oferecem infraestrutura e comodidades para os bichinhos. Não basta mais apenas aceitar animais no condomínio; é essencial oferecer espaços exclusivos para o bem-estar deles.
Os números de frequentadores desses espaços só aumentam. Um levantamento da Euromonitor, empresa inglesa de consultoria de pesquisas de mercado, mostrou que, em 2022, havia 168 milhões de pets no Brasil — apenas 38 milhões a menos que o número de habitantes do país, que é de 203 milhões de pessoas, segundo o Censo IBGE 2022. Esses dados chamaram a atenção das incorporadoras, que agora integram pet places e pet cares em seus projetos.
A legislação brasileira estabelece direitos e deveres para os proprietários de animais. A Constituição Federal assegura o direito de propriedade (Art. 5º, XXII e Art. 170, II) e o direito de manter animais em casa ou apartamento, desde que sua permanência não atrapalhe ou coloque em risco a vida de outros moradores. Por outro lado, os donos devem manter os animais próximos ao corpo, utilizando uma guia curta nas áreas comuns do prédio, garantindo a segurança de todos (Art. 10º da Lei n.º 4.591/64 e Art. 1.277, 1.335 e 1.336, IV da Lei 10.406/02).
Nos empreendimentos Ilha de Lanai e Leaf Morro Ipiranga, a preocupação com os pets dos nossos clientes é uma prioridade. Nesses residenciais, oferecemos espaços especialmente projetados para o conforto e bem-estar dos animais de estimação, reafirmando nosso compromisso com a qualidade de vida e a satisfação de todos.
Fonte: O Globo