Secult retoma obras nas praias de Stella, Flamengo e Ipitanga para obter certificado ambiental
Via Bahia Notícias
Por Mauricio Leiro e Bruno Leite
A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador vai retomar obras nas praias de Setlla Maris, Flamengo e Ipitanga. A requalificação faz parte de um processo para que os locais possam obter certificação ambiental. A informação consta no diário oficial de Salvador, da última quarta-feira (10), na portaria da pasta, assinada pelo secretário Fábio Mota.
Segundo Mota, a Unidade de Coordenação do Programa (UCP) vai atuar na fiscalização dessa obra, que estava paralisada. Todas as melhorias fazem parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador, que propõe intervenções que têm como propósito a sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica da atividade turística, a fim da melhoria de qualidade de vida da população soteropolitana.
Entre as secretarias envolvidas, estão servidores da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), que também atuarão no plano. Os três servidores designados serão responsáveis por acomapnha e fiscalizar a execução do projeto.
SALVADOR JÁ TEM PRAIA CERTIFICADA
A praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, tem a certificação Bandeira Azul. O selo certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo e é dado pela Foundation for Environmental Education (FEE). Para a concessão do selo, são observados requisitos de qualidade socioambiental, como segurança, qualidade da água, gestão e educação ambiental.
Integrante do território de Salvador, a Ponta de Nossa Senhora faz parte de uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) e, desde 1982, é Reserva Ecológica. A localidade possui belezas naturais preservadas por força da ação do projeto Baía Viva, além da supervisão da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), que estuda a implantação de um parque natural na região.