Sustentabilidade está entre as prioridades
Uma pesquisa publicada no segundo semestre de 2021 pela Brain Inteligência Estratégica com o tema Tendências de comportamento dos consumidores frente ao mercado imobiliário, identificou que 80% dos entrevistados que estavam em busca de um imóvel para morar valorizam o cuidado e contato com o meio ambiente. Entre as prioridades está a vista da sacada e contato com a natureza, como as áreas verdes.
O resultado dessa pesquisa conclui que a sociedade está cada vez mais preocupada com questões ambientais e desejando voltar a ter contato com o que é natural. O que deve ser interpretado pelas incorporadoras é que investir em práticas sustentáveis é reforçar o respeito e preocupação também com a sociedade. Uma notícia positiva é que o Brasil está entre os 5 países do mundo que investem em construções verdes.
A economia vem se recuperando bem em Salvador, desde o último ano, com essa retomada positiva a gestão municipal anunciou, em outubro, o investimento de R$3,3 bilhões em ações na cidade. No âmbito fiscal continuam valendo os descontos de 20% do ITIV para imóveis novos, outro incentivo, é o desconto de 50% na outorga onerosa para novos empreendimentos e o desconto de 10% no IPTU para empreendimentos que utilizarem energia solar. Essas ações, dentre outras, foram pleiteadas pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA).
Tratar do desenvolvimento sustentável é um compromisso social e de toda a humanidade. O mercado imobiliário não abre mão de protagonizar a transformação da sustentabilidade em uma escolha de vida por uma nova realidade para o setor e para a humanidade. Uma forma de pensar na atual e nas futuras gerações de compradores, cada vez mais conectadas em soluções que favorecem a qualidade de vida.